IVC desenvolveu, registrou no CREA/COFEA em 1994 e 1998, e implantou, com excelentes resultados, em dezenas de municípios do interior paulista e em outros estados, um Programa de Assistência e Orientação Técnica ao Pequeno Produtor Rural, especialmente aos da Agricultura Familiar- AF, disponibilizado neste site no ícone METODOLOGIA de ATER.
Em razão do grande sucesso alcançado, o IVC levou ao Governo Federal, em 2003, a ideia de que o Biodiesel, produzido então, apenas por uma pequena fábrica em Cássia(MG), seria uma alavanca às atividades dos AFs do país, induzidos que seriam para originar matéria prima para o biodiesel, devidamente assistidos e orientados por técnicos que seguiriam a metodologia do Programa.
A ideia vicejou, o IVC participou ativamente do Grupo de Trabalho Interministerial instituído para opinar sobre a inclusão do biodiesel na matriz energética nacional com a inserção da AF no processo e, finalmente, em janeiro de 2005 foi promulgada a Lei que criou o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel – PNPB, hoje um programa de sucesso tal que dispensa comentários. Tudo isto pode ser comprovado no ícone DEPOIMENTOS, também deste site.
Mas o importante é que tudo que se preconizava em termos de Assistência e Orientação Técnica ao AF, bem como sua inclusão social foi sendo incorporado às normativas que se seguiram à promulgação da chamada “Lei do Biodiesel”.
Com isso o IVC considerou vitoriosos seus objetivos que remontam a 1986 e constituem o Sistema Volta ao Campo de Assistência Técnica -SVC.
Veja mais Programas IVC
http://www.institutovoltaaocampo.org.br/fotos/lista