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Quem Somos

Diretoria

 

"veja, ainda neste link, após Diretoria, Missão e Objetivos (Estatuto), os nossos Colaboradores."

 

 

MÁRIO SÉRGIO TRENTO - Presidente

 

Formação:

Engenheiro Agrônomo – Universidade Federal de Uberlândia (MG) – 1996

Pós graduado “Lato-sensu” em Gestão de Programas de Assentamentos e Reforma Agrária – Universidade Federal de Lavras(MG)- 2002

Cursos extra curriculares:

Desenvolvimento Sustentável e Intervenção Participativa em Assentamentos – INCRA

Gestão de Orçamento Público – Escola de Administração e Negócios do Rio de Janeiro(RJ)

Atividades atuais e anteriortes:

Presidente do Instituto Volta ao Campo de Desenvolvimento Rural – IVC desde out./2006

Diretor Adm. e Fin. Da SSA – Soluções Sócio Ambientais, empresa de Consultoria que presta serviços a empresas do setor hidroenergético brasileiro desde 2010

Eng. Agr. avaliador e negociador – Serra do Facão Energia S.A. – Catalão(GO)

Consultor Adm. e Fin. Da Cooperativa de Produtores Hortigranjeiros Ltda. Desde fev./2000

Foi Consultor do Carrefour Ind. E Com. e do Ministério de Desenvolvimento Agrário –MDA para assuntos do biodiesel.

Elaborou centenas de projetos agrícolas para o Projeto LUMIAR do INCRA.

Foi Diretor Adm. e Fin. do IVC, Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento de Uberlândia(MG) , Diretor de planejamento da atividade econômica as Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Uber|ândia(MG) e , até 2010, Diretor Adm.da Consulta- Consultores Associados Ltda. EPP.

 

José C. Martelli - Vice-Presidente

 

http://clastodemartelli.blogspot.com.br/

 O Professor José Clástode Martelli é formado em Direto pela Universidade de São Paulo e Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Poços de Caldas. Tem cursos de Análise de Projetos pela Faculdade de Economia da USP e Intensivo para Administradores pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Exerceu cargos de Chefia nas Carteiras de Crédito Rural e Industrial (CREAI) e Carteira de Comércio Exterior (CACEX) do Banco do Brasil e no Departamento de Administração e Finanças do Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (BADESP). Cursou ainda, Mestrado em Direito Agrário pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, disciplina que ministrou, juntamente com a de Legislação de Crédito Rural, na Faculdade de Agronomia e Zootecnia – Manuel Carlos Gonçalves de Espírito Santo do Pinhal, desde a sua criação, em 1969 (até 1997).

• Inúmeras palestras ministradas nos últimos anos, por todo o Estado de São Paulo e mesmo em outros estados, sobre Administração, Recursos Humanos, Comércio Exterior, Direito, Assistência Técnica a Produtores Rurais etc.
• Idealizador do Sistema “Volta ao Campo” de assistência e orientação técnica integral, pró-ativa e permanente a pequenos produtores rurais, implantado em dezenas de municípios do Estado de São Paulo em parcerias com o SEBRAE, prefeituras e produtores, na década de 90.
• Fundador do Instituto “Volta ao Campo” de Desenvolvimento Rural – IVC, cujo objeto é planejar, desenvolver e implantar projetos social, econômico e ambiental nas áreas urbanas e rurais.

 

Vicente da Rocha Soares Ferreira – Primeiro Secretário

 

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1997), especialista em Gestão Empresarial pela mesma instituição (1999) e mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - USP (2008).

Download da Dissertação de Mestrado


 Foi professor substituto da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1999 - 2000) e professor da União Educacional de Minas Gerais - Uniminas (2003-2006).

Foi Secretário de Agropecuária e Abastecimento da Prefeitura de Uberlândia no período 2001-2002 e Assessor especial da Secretaria de Educação no período 2003-2004. Foi diretor e professor do curso de graduação em administração da Universidade de Uberaba - Uniube, Campus Uberlândia (2008-2009); membro do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas - GPublic, da FEARP/USP.

 Atualmente é professor do curso de graduação em administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás - UFG.

Tem experiência na área de administração nos setores público e privado, com ênfase em atividades de ensino, atuando e pesquisando principalmente os seguintes temas: Gestão Organizacional, Administração Pública; Políticas Públicas na interface com Agricultura e Biocombustíveis.

http://lattes.cnpq.br/7161449889210404

Olavo Viera da Silva – Segundo Secretário

Economista, consultor em Economia e Negócios.

-Formação básica: Ciências Econômicas, pela Universidade Federal de Uberlândia.

-Atividades Profissionais:

-Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia de 1.966 a 1.991;

-Fiscal de Tributos Federais do Min. da Fazenda em 1.970;

-Secretário de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia em duas gestões, (1.983/88 e 2.001/04);

-Secretário Adjunto de Ind. e Com. de Minas Gerais, em 1.999 e 2.000;

-Executivo de Empresas (Instituto Vallé SA; Granja Planalto Ltda.; Randon Mil Ltda.; Agroman

- Florestamento e Agricultura SA; Agran-Implementos Agrícolas Ltda.), de 1.966 a 1.982;

 

-Consultor em Economia e Negócios, a partir de 2.005.

Nilton dos Reis Gonçalves – Primeiro Tesoureiro

 

Acadêmico de Direito e Técnico em Contabilidade com escritório desde 1980, especializado em abertura de firmas, imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, inscrições de produtor rural, ITR, INSS, construção civil e outros.

 

ISOMAR RODRIGUES – Segundo Tesoureiro

 

Cursou Gestão em Agronegócios na Universidade Presidente Antonio Carlos –UNIPAC – Uberlândia (MG)

Colabora na articulação de reuniões com Agricultores Familiares visando à produção de matéria prima para o biodiesel.

Coordenou as atividades do Curso de Inclusão Digital para pequenos agricultores e familiares, promovido pela EMBRAPA e pela Cooperativa de Produtores Hortigranjeiros Ltda. de Uberlândia(MG)

 

Leonardo Barbosa de Rezende – Conselho Fiscal

 

O Professor Leonardo Barbosa de Rezende é formado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU em 1997. É Pós-graduado em Contabilidade Controladoria na mesma Universidade em 1998 e Mestre em Engenharia da Produção (Gestão da Inovação Tecnológica e Ambiental) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em setembro de 2004.

• Inúmeros trabalhos de consultoria nas áreas de sua atuação, especialmente na ministração de cursos pelo SEBRAE.

• Ministra atualmente, na UNIMINAS Uberlândia, as disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária I, II, III e IV; Gerência de Novos Negócios (Elaboração e Análise de Projetos de Negócios)

• Coordena o Núcleo de Extensão dos Cursos de Administração e a Empresa Júnior desses mesmos cursos.

• Consultor de Projetos e Membro do Conselho Fiscal do Instituto “Volta ao Campo” de Desenvolvimento Rural – IVC, onde atua especialmente no desenvolvimento e viabilização de projetos de financiamento e negócios na área do biodiesel

 

Rita de Cássia Trento – Conselho Fiscal

 

nascida em Santos – SP em 31 de março de 1966.

Cursou o Magistério em 1986, tendo depois cursado o Bacharelado em Direito com especialização em Direito Comercial pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus Franca – 1990, com curso incompleto de Pós graduação em Direito Agrário pela mesma universidade. Em 1996 graduou-se em Administração de Empresas pela UNILUS – Universidade Lusíadas – Santos – SP. – 1996.

Entre 1991 e 2007 atuou na Área de Direito de Família e Sucessões e Direito Imobiliário.

Em 2007 passou a atuar na área jurídica com enfase em Consultoria Socioambiental, passando a prestar serviços para a SSA – Soluções Socioambientais, em Uberlândia, MG, além de atuar como supervisora financeira da empresa, onde permanece ate a data atual.

Trabalhou em varios projetos socioambientais de grandes empreendimentos hidrelétricos, como:

 

  • TVR – Trecho de Vazão Reduzida - Proprietários Atingidos – Pesquisadora –  Complexo Amador Aguiar I e II (CCBE) – Uberlândia - 2007.
  • Infra Estrutura e Malha Viária (CCBE) – Complexo Amador Aguiar I e II (CCBE) - Pesquisadora – Uberlândia - 2007
  • Atividades Minerárias – Complexo Amador Aguiar I e II (CCBE) – Pesquisadora – Uberlândia - 2007
  • Assistência Técnica a não-proprietários atingidos – Complexo Amador Aguiar I e II – Redatora – Uberlândia - 2007 - 2008.
  • Projeto de Estruturação de Turismo Rural para Proprietários – Complexo Amador Aguiar I e II (CCBE) – Pesquisadora – Uberlândia - 2008.
  • Assessoria Jurídica – CCA Consultores Associados Ltda – Uberlândia. – 2007 – 2009.
  • Projeto de Regularização de Reservas Legais das áreas adquiridas pelo Complexo Amador Aguiar I e II (CCBE) – Advogada – Uberlândia - 2008.
  • Levantamento populacional - identificação sócio-econômica de pescadores atingidos - AHE Baguari – Pesquisadora - Governador Valadares - MG. –2008.
  • Levantamento e organização do cadastro geral da UHE Paracambi – LightGer – Advogada – Rio de Janeiro – 2011.
  • Projeto de Regularização da Reserva Legal do Canteiro de Obras da UHE Paracambi – Rio de Janeiro – Advogada – 2011.
  • Projeto de Regularização de Reservas Legais das propriedades remanescentes – SEFAC – Advogada – Catalão - 2009-2011.
  • Avaliação jurídica de área atingida por sinistro com emissão de parecer – LightGer S.A. - 2012
  • Levantamento de legislação sobre APP e Reserva Legal no Estado do Mato Grosso do Sul, com parecer juridico, para cálculo de Conta 10 da futura UHE SINOP. - 2013
  • Programa de Remanejamento Populacional de Não Proprietários atingidos pelo Empreendimento Guanhães Energia S.A. – responsável pela coleta de dados, co- responsável pela elaboração de Critérios de Elegibilidade e Termos de Enquadramento. – 2013 – 2014
  • Levantamento de legislação sobre APP e Reserva Legal no Estado do Amazonas e da legislação pertinente a Parques Nacionais, com parecer juridico, para cálculo de Conta 10 da futura UHE São Luiz do Tapajós,  2014.

 

  Carlos Lopes da Fonseca – Membro Suplente

 

Contador e Advogado

 

José Soares de Aquino – Membro Suplente

 

 

Antônio Agostinho Ferreira – Membro Suplente

FORMAÇÃO EDUCACIONAL

1999/2001 - Curso de Pós Graduação na UNICAMP em Desenvolvimento Rural Sustentável. 

1980/1983 –   Fundação Pinhalense de Ensino

Faculdade de Agronomia e Zootecnia “Manoel Carlos Gonçalves” –Esp. Sto do Pinhal – SP

 1979-  Liceu Eduardo Prado

Técnico em Química Industrial - São Paulo -SP

1976/1978 –   Colégio de Química Industrial “Raimundo Muniz de Aragão”

Técnico em Química Industrial - Espírito Santo do Pinhal – SP

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2001 a 2006- Engenheiro Agrônomo autônomo.(Cooperado da UNIAGRO).

2000/01 —  Agente de Desenvolvimento no SAI (Sistema Agroindustrial Integrado)

De São João da Boa Vista- SP.(Cooperado da UNIAGRO).

1992 a 1999 —  Responsável Técnico pela Projetos JC Elaboração e Implantação Ltda,

que implantou em mais de 60 municípios do estado de São Paulo o Sistema “Volta ao Campo”.

1984 a 1992 —  Professor auxiliar de alunos da Faculdade de Agronomia e Zootecnia

“Manoel Carlos Gonçalves”, de Espírito Santo do Pinhal, nas matérias de: Planimetria, Altimetria e Manejo e Conservação de Solos.

1983 a 1986 —  Participante de grupo de trabalho que elaborava pesquisas na área rural com a finalidade de embasar a metodologia, de cuja elaboração sempre participou, do Sistema “Volta ao Campo”.

 

ATIVIDADES RECENTES

2013/2014- Coordenador do Centro Tecnológico Educacional Rural-CETER da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia –FERUB.

2012/2013-Atuação na área de vendas em mais de 20 municípios na região de São João da Boa Vista pela empresa PragOff Agronegócios.

2011/12- Prestação de serviços de consultoria agronômica à Syngenta Proteção de Cultivos Ltda na área de Biometria com acompanhamento do estado fisiológico da cultura de cana de açúcar em todas as suas fases nas áreas de plantio da fábrica de “plene” de Itápolis-SP.

2009/10 – Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São José do Rio Pardo / SP

Principais trabalhos desenvolvidos:

-Constituição e operacionalização da COOPARDENSE, Cooperativa de agricultores familiares.

-Convênio com a CONAB do Programa de Aquisição de alimentos-PAA/Doação Simultânea.

-Execução do convênio com agricultores familiares destinado a aquisição de produtos para a merenda escolar.

-Projeto CEAGERP- Central de comercialização de produtos agropecuários de São José do Rio Pardo.

-Regularização junto ao IBAMA do zoológico do município.

-Recebimento de alimentos doados pela CONAB à entidades assistenciais do município.

2008 – Coordenador Técnico do Projeto Pinhão-manso GAR/IVC,  tendo sob sua responsabilidade a supervisão de assistência técnica  promovida  por 8 Cooperativas parceiras abrangendo todos os municípios do Triângulo Mineiro.

2007 – Membro efetivo do Instituto “Volta ao Campo” de Desenvolvimento Rural- IVC com sede em Uberlândia –MG desde 2001

2006/07 – Líder do Caramuru Programa Biodiesel Integração Social, com a função específica de organizar a originação de matéria-prima da agricultura familiar dentre 71 municípios do estado de Goiás

José Honório Accarini - Economista

Brasileiro, natural de Araraquara (SP) - 25/04/1947.

Telefone: (61) 9 9654 6226 E-mail: jh.accarini@gmail.com

1. RESUMO CURRICULAR

§ Graduação e Mestrado em Economia: Universidade de S. Paulo (USP).

§ Cursos na Nacional Financiera-México (modalidades de financiamentos externos); USDA (políti-cas agrícolas e PD&I) e na George Washington University (regulação econômica).

§ Autor de diversos livros e artigos publicados: Economia aplicada, planejamento econômico, políticas públicas e biocombustíveis.

§ Palestrante e expositor em seminários e conferências (Brasil, Colômbia, México e República Dominicana) nas áreas de agronegócio, bioenergia e biodiesel.

§ Línguas estrangeiras: espanhol e inglês (fala, lê e entende bem); francês e italiano (básico).

§ Domínio das ferramentas básicas de informática e Internet.

2. ATIVIDADES ATUAIS:

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL (UDF): 1979/...

§ Professor de graduação de Economia do Setor Público, Planejamento Estratégico, Políticas Pú-blicas, Economia Agrícola, Economia Brasileira e Marketing Governamental em cursos de Eco-nomia, Gestão Pública, Relações Internacionais e Ciência Política.

INSTITUTO DE COOPERAÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA (ICAT/UDF): 2001/...

§ Professor de pós-graduação (lato sensu): Finanças Públicas, Economia do Setor Público, Macro-economia e Microeconomia.

3. ATIVIDADES ANTERIORES

CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA: AGOSTO DE 2003/2017.

§ Cargo em comissão (DAS 101.4) - Assessor na Subchefia de Análise e Acompanhamento de Polí-ticas Governamentais (SAG): área de bioenergia (com ênfase em biodiesel).

§ Coordenador suplente da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel.

§ Representante da C.Civil/PR no Grupo Gestor do Biodiesel, coordenado pelo MME e nas Câma-ras Setoriais de Oleaginosas e Biodiesel; Palma de Óleo; e Açúcar e Álcool, coordenadas pelo Ministério da Agricultura.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO: 2002/JULHO DE 2003

§ Consultoria (IICA) nas áreas de agricultura familiar e desenvolvimento agrário.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO: 1989/2001

§ Plano Plurianual (PPA); LDO; Mensagem Presidencial; formulação, negociação, acompanha-mento e avaliação de planos e projetos de desenvolvimento setorial e regional com financia-mentos externos (BIRD, BID, Kfw e FIDA).

MINISTÉRIO DA FAZENDA: 1983/1988

§ Política comercial para commodities agrícolas: café, cacau, açúcar e suco de laranja.

BANCO DO BRASIL: 1970/1982

§ Carteiras de Câmbio/Comércio Exterior (S. Paulo) e Diretoria de Planejamento (Brasília).

ATIVIDADES DE ENSINO:

§ Professor de disciplinas em cursos de graduação em Economia (São Paulo): 1976/1979

OUTRAS ATIVIDADES:

q Negociador e analista de projetos financiados por organismos bilaterais e multilaterais de fi-nanciamento (Banco Mundial, BID, Kfw, PNUD, FIDA etc) em áreas de políticas sociais, desen-volvimento agrícola, do agronegócio, combate à pobreza rural e desenvolvimento sustentável.

q Representante ministerial em conselhos e comitês interministeriais tais como Conselho Delibe-rativo da Política do Café; Conselho de Administração da Embrapa; Grupo de Coordenação de Política Agrícola; Conselho Curador do Banco da Terra; Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP); Conselho Nacional de Desenvolvi-mento Rural Sustentável e Comitê de Supervisão dos Estudos para o Novo Modelo de Irrigação.

4. PRINCIPAIS TRABALHOS PUBLICADOS

4.1 - CO-AUTOR

q Políticas econômicas e agricultura, Fernando B. Homem de Melo, José Honório Accarini e Ma-ria Helena G. Pallares Zockun, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP (FIPE/USP), São Paulo, 1977.

Missão

de Melo e José Honório Accarini, Relatórios de Pesquisa, n.3, IPE/USP, São Paulo, 1979.

q Programa Brasileiro de Biodiesel, in Biocombustíveis no Brasil: realidades e perspectivas, Brasí-lia: Ministério das Relações Exteriores, 2007 (Co-autoria com Rodrigo A. Rodrigues).

4.2 - AUTOR                 

q Diferenciais de preços na agricultura brasileira, FEA/USP, São Paulo, 1978 (Tese de Mestrado), 155 pp.

q Discriminação de preços no mercado agrícola, Comissão de Financiamento da Produção (CFP), Coleção Análise e Pesquisa, volume 9, Brasília, 1978, 91 pp.

q Preços de produtos agrícolas no Brasil, em Revista de Estudos Econômicos, IPE/USP, São Pau-lo, volume 8, n. 3, pp. 69/104, 1978.

q Agricultural commodity prices in Brazil: empirical evidence, in Brazilian Economic Studies, IPEA/INPES, Brasília, volume 6, pp. 1/26, 1982.

q Economia rural e desenvolvimento - reflexões sobre o caso brasileiro, Editora Vozes, Petrópo-lis (RJ), 1987, 224 pp.

q Políticas agrícolas e agroindustriais no Brasil, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo do Estado da Bahia, Salvador, 1993, 68 pp.

q El papel estratégico de la agricultura en el desarrollo de la economia brasileña, Painel Hacia un nuevo sentido del desarrollo, una visión desde lo rural, Anais do Seminário El Papel Estraté-gico del Sector Rural en el Desarrollo de America Latina, en Cartagena de Índias (Colômbia), nos dias 8 a 10 de julho de 1998.

q Hortifrutigranjeiros - crescimento exponencial, Revista Agroanalysis, Volume 19, n. 12, de-zembro de 1999.

q Hortícolas - modernização necessária, Revista Agroanalysis, Volume 210, n. 1, janeiro de 2000.

q Hortifrutigranjeiros - pontos de estrangulamento, Revista Agroanalysis, Volume 20, n. 2, feve-reiro de 2000.

q Da agricultura ao agronegócio: o caminho de Goiás, Revista Economia - Análises e Perspecti-vas Socioeconômicas, Universidade de Rio Verde, fev-2000.

q Agroindústria e crescimento econômico, Anais da Conferência Internacional sobre Desenvol-vimento Sustentável e Agroindústria, Univates/Cidesa, maio de 2000.

q Política agrícola e desenvolvimento do agronegócio no Brasil, Revista do Agricultor, Jornal O Guaíra-Instituto Barretos de Tecnologia (IBT), Ano 2, edição nº 13, outubro/dezembro de 2000.

q Avança Brasil e agronegócio, Revista do Agricultor, Jornal O Guaíra-IBT, Ano 3, edição nº 14, janeiro de 2001.

q Jogando para ganhar, Revista Agroanalysis, Volume 21, n. 3, março de 2001.

q Desenvolvimento local integrado sustentável (DLIS): reflexões, Revista Bahia Análise & Dados, Volume 2, n. 2, setembro de 2002, Salvador.

q Administrando a escassez de recursos públicos, Administração em Revista, Volume 2, n. 2, julho/dezembro de 2002, AEUDF, Brasília.

q Planejamento econômico no Brasil: ainda um desafio, Revista Bahia Análise & Dados, Volume 12, n. 4, março de 2003, Salvador.

q Biodiesel no Brasil: estágio atual e perspectivas, Revista Bahia Análise & Dados, Volume 16, n. 1, junho de 2006, Salvador.

  •  Fernanda Massuda
  • Laís B. P. Mendonça
  • Larissa Nalu

 

Missão

Através do planejamento de uma assistência técnica integral, modular, intermultidisciplinar, proativa e permanente, dar sustentabilidade ao pequeno produtor rural, seja ele da agricultura familiar ou não, aí incluídos os assentados da reforma agrária.



Visão

Estatuto Social :

Artigo 3º - O IVC tem por objetivo planejar, desenvolver e implantar projetos social, econômico e ambiental nas áreas urbanas e rurais, assistência técnica, assessoria e consultoria especializada em agricultura, pecuária e agroindústria, com destaque para a agricultura familiar e biocombustíveis.

    Parágrafo primeiro – Para atingir seus objetivos o IVC recorrerá a meios, expedientes, instâncias e atividades que lhe sejam mais adequados, apropriados e eficazes, obtendo e administrando os seus fundos para o alcance de seus objetivos, podendo:

    I – criar, organizar, instalar e manter pesquisas, estudos e trabalhos de orientação e assistência em todas as áreas definidas no artigo 3º.

    II – promover nos âmbitos do poder público, da iniciativa privada e de outras organizações sociais, mediante convênios ou outros instrumentos pertinentes, a implantação do Sistema “Volta ao Campo”, cuja metodologia, devidamente registrada no CREA/CONFEA, sob os números 1115 e 833, respectivamente, em março de 1998 e dezembro de 1994, detém juntamente com o know how, por cessão dos autores, obrigando-se a cumpri-la integralmente, implantando e acompanhando o sistema, permanentemente através de coordenadores regionais, estaduais e nacional, como estratégia para o desenvolvimento do homem do campo, melhoria dos demais indicadores sociais e a otimização na relação custo/benefício do sistema;

    III – atuar junto aos poderes constituídos (Legislativo, Executivo e Judiciário) nos níveis Federal, Estadual e Municipal, visando à promoção e aperfeiçoamento das políticas públicas quanto à pessoa, à família, às variáveis do seu domicílio e aos fatores ambientais e sociais que o cercam, estabelecidos pela Constituição da República, pelas Constituições Estaduais e aquelas inerentes às condições de vida no campo e/ou na cidade;

IV – sensibilizar as lideranças da iniciativa privada e de outras organizações sociais lucrativas ou não lucrativas, nacionais ou internacionais, com a finalidade de estabelecer parcerias, inclusive para obtenção de apoio material, publicitário e financeiro que possa contribuir com a realização de projetos e ações de conteúdo econômico, social e ambiental, dos objetivos da entidade;

    V – no âmbito de interesse do IVC o mesmo poderá promover, coordenar, patrocinar e realizar estudos e pesquisas, inclusive publicar e divulgar os resultados;

    VI – criar, editar e publicar materiais didáticos e obras especializadas condizentes com os objetivos do IVC.

    Parágrafo segundo – No desenvolvimento de suas atividades, o IVC observará os princípios da transparência, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência, não fazendo qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião.

Colaboradores :

Gilberto Gallucci Lopes - Consultor

- Graduado em Administração de Empresas pela USP - 1971

Empresas -  UNICAMP – 1977

JICA em Osaka – Japão – 1984

Redes de Empresas” – OIT- Organização Internacional doTrabalho           

Torino – ITALIA - 1996

Experiência Profissional

Em 1990 tornou-se consultor da ONU – Unido / United Nations Industrial Development Organizations, onde desenvolveu projetos de apoio às micro, pequenas e medias empresas do setor formal e informal em países da América do Sul e África.

Trabalhou 15 anos no SEBRAE-SP – Serviço de Apoio às Micro, Pequenas e Medias Empresas, atuando na criação e no desenvolvimento de programas e projetos voltados às MPME´s.

Em 1979 foi responsável pela criação e implantação das primeiras Centrais de Compras no Brasil, dando inicio aoAssociativismo de Empresas em nosso país.

Na década de 80/90 desenvolveu vários projetos pioneiros, entre eles:

A ASSOCIAVAL, a primeira experiência de Garantia de Credito com Aval Coletivo. O projeto foi desenvolvido com a parceria do Sebrae-SP com o Banco do Brasil.

E.P.C. – Empresas de Participação Comunitária. Formação de grupos de pessoas físicas, para investirem recursos próprios na criação de novos negócios.

Ainda no Sebrae-SP, foi responsável pela implantação do projeto agrícola VOLTA AO CAMPO em conjunto com o prof. José C. Martelli. Projeto que contempla assistir produtores rurais, através da formação de cooperativas rurais, com o objetivo de receber Assistência Técnica, Treinamento, Apoio à Comercialização e Credito Rural, das cooperativas de trabalho de técnicos multidisciplinares.

Carlos Antonio Centurión Maciel – Consultor

 

Engenheiro Agronomo

Naturalidade: Carmen del Paraná – Paraguai

Graduação: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” em 1969.

Pós-Graduação: Mestre em Solos e Nutrição de Plantas, E.S.A ”Luiz de  

        Queiroz” em 1976.

Doutor em Engenharia Agrícola na área de Água e Solo -  FEAGRI-UNICAMP 

        em 2004.

 

Professor Titular: Disciplinas de Fertilidade do Solo e Fertilizantes 

        e Corretivos, desde março de 1972. UNIPINHAL – Curso de

        Engenharia Agronômica “Manoel Carlos Gonçalves”.

Professor de  Solos no Curso de Engenharia Ambiental. UNIPINHAL, desde

       Agosto de 2002.

 

Laboratório de solo: Montagem e funcionamento, desde 1974.  Análise química de macro e micronutrientes, análise granulométrica de solo, análise de corretivos; para fins didáticos, pesquisa e atendimento a agricultores da região.

Laboratório de Análise de Tecido Vegetal : Desde 1997. Análises para fins didáticos, pesquisa e atendimento a agricultores da região.

Programa de Controle de Qualidade de Laboratórios com o Sistema IAC de Análise de Solo.

Programa Interlaboratorial de Análise de Plantas – E.S.A. “Luiz de Queiroz”. 

Atenção a agricultores: Interpretação de análises de solo e foliar, recomendações de uso de corretivos e fertilizantes minerais e orgânicos.

Orientação a monitores e estagiários  de graduação: Atualmente  com 12 alunos, trabalhando com minhocultura, compostagem, adubos verdes, resíduos de indústria, corretivos e adubos minerais com macro e micronutrientes; em experimentos demonstrativos e de pesquisa.

Responsável Técnico pelas análises de solo e recomendações de Adubação e Calagem: PROJETO VOLTA AO CAMPO nos anos de 1992 a 1997 tendo realizado em média, por ano,7000 análises de solo e recomendações de calagem e adubação.

CERCA DE  60 TRABALHOS APRESENTADOS EM CONGRESSOS,  REUNIÕES  E 

      SIMPÓSIOS

MAIS DE UMA DEZENA DE PUBLICAÇÕES EM REVISTAS ESPECIALIZADAS

INÚMERAS PALESTRAS PROFERIDAS

PARTICIPAÇÃO EM  VÁRIOS CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

PARTICIPAÇÃO EM  BANCAS  EXAMINADORAS  DE  DEFESA DE DISSERTAÇÕES

       E  DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

 

Mauricio Maluf Centurión                     

  2 – SUMÁRIO DE QUALIFICAÇÕES                                       

2.1 – Curso em : Economia Agroalimentar  -Universidade Estadual de Campinas –SP –Faculdade de Engenharia Agrícola – Feagri- Período de Agosto de 2012 a Dezembro de 2012 –carga horária : 90 horas
2.2 –Formação Pedagógica em Ciências Biológicas, Centro Universitário Claretiano –Campinas –SP  -Início: Março de 2013 – Conclusão Prevista: Dezembro de 2013
2.3 – Mestrado: Mestre em Engenharia Agrícola.  Área de Concentração:  Tecnologia Pós – Colheita: ( Áreas de Concentração: Sistemas de Engenharia Agroindustriais, Secagem e Armazenagem de produtos agrícolas,  gestão de empresas e marketing,   logística na cadeia agroindustrial.  Procedimentos relativos ao controle de qualidade, implantação de  certificação de produtos e processos  em industrias de transformação agrícola ,  HACCP,  UTZ Certified, ISO 9001, ISO 14001 , SGI (Sistema de Gestão Integrado), qualidade do produto final, em conjunto com as boas práticas de preservação e melhoria do meio ambiente e da constante evolução das pessoas).
FEAGRI – Faculdade de Engenharia Agrícola
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas - SP 
Conclusão: Novembro de 1999. 

2.4 - Graduação: Engenheiro Agrônomo - Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves –  Fundação Pinhalense de Ensino – Espírito Santo do Pinhal -SP
Conclusão: Dezembro de 1995.
2.3 – Experiência Profissional:  Multidisciplinar adquirida em empresas,  bem como experiências em nível de campo e pesquisas, desenvolvimento de produtos, testes de produtos, estágios, assistência técnica e, comercialização de projetos, consultorias e certificações, em diversas regiões do país e América do Sul.
 

3 - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
3 .1 – Atuei no Departamento Técnico - Comercial da Kepler Weber Industrial S/A, visando primeiramente a necessidade real do cliente, em relação aos sistema de armazenagem ,sua implantação total, desde o início do projeto, treinamentos e palestras.
.Local:   Mato Grosso.
Início: Novembro de 1997 à   Dezembro de 1999.
3.2 – Atuei no Departamento Técnico -   Comercial da Pinhalense Máquinas Agrícolas, atendendo clientes, na implantação de projetos para processamento de café. 
Local:   Paraná e Bahia
Início: Fevereiro de 2000
Final:  Janeiro de 2003 .
3.3 –Atuei no Departamento Comercial da Industrial Pagé Ltda, no cargo de Supervisor Regional de Vendas, comercializando e fazendo projetos para armazenagem de cereais e café.  Período : Fevereiro de 2003 a Fevereiro de 2008.
Local:   Minas Gerais
Início: Fevereiro de 2003
 Até:  Julho de 2008 .
4 – Atualmente atuo como consultor e  auditor independente  ,  nos escopos de unidades armazenadoras, Utz certified, nas áreas de café e cacau  e ISO 9000, em qualquer empresa  agroindustrial ou indústria que queiram iniciar esse processo, fundamental para a qualidade total.
Início: De Fevereiro de 2009  até os dias atuais.
 
4. – ÚLTIMOS CURSOS REALIZADOS
  
    4.1 -  Nome do Curso: Formação de auditores internos – Código de Conduta -  Utz    
Certified, para fazendas de café.
           Local: Botucatu - SP  -carga horária: 8 horas.
           Data : 02 e 03 de junho de 2011.
         
    
4.1 – Nome do Curso: Formação de auditores internos ISO 9001: 2008 – Sistemas de
gestão da  qualidade – WQS – World Quality Services – 18, 19 e 20 de
janeiro de 2011. carga horária: 24 hs.
Local: Botucatu –SP 
4.2 – Nome do Curso: “Cadeia de Custódia Utz Certified Good Inside”
          WQS – World Quality Services.
          Local: Poços de Caldas - MG  -16 horas
         Data: 17 e 18 de fevereiro de 2011.
                 
4. 3 – Nome do Curso: Treinamento para formação de auditores líderes e sua área de
atuação. WQS – World Quality Services.
 Local : Botucatu- SP Data:  8, 9 e 10 de março de 2010.  - 24 horas
 4.4 - Nome do Curso: Treinamento  de Auditores para   Unidades
 Armazenadoras- IG Cert – certificadora. - 8 horas
Local: Londrina –PR .Data: 04/09/2009.  
4.5 -  Nome do Curso: Curso de formação de auditores técnicos para certificação em
Unidades Armazenadoras -  Centreinar - 40 horas
Local: Uberlândia -MG  .Data: 06/07/2009 a 11/07/2009.
4.6 - Nome do curso: Curso de introdução à comercialização de café  - Safras e       
       Mercados.
       Local : Varginha –MG . Data: 09 /11/2006. carga horária : 8 hs.
                     
4 .7 - Nome do curso: A  Demanda interna e externa do café, análise de exportação (origem e destino) , e a concorrência da reexportação. Local: Varginha –MG- Data: 10/11/2006- carga horária : 8 hs.              
4.8 - Nome do curso:  Os ciclos de preços, classificação do produto ,tipos de mercado e
formação de preço do café. Local: Varginha –MG .Data: 11/11/2006. carga horária :
8hs
4.9– Nome do curso: Curso de classificação e degustação de café  - Local: Centro de
         preparação de café – Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo .
São Paulo -SP
Período: 12/09/2006 a  16/09/2006.  – carga horária : 40 horas.

5 . –Estágios em Empresas Agropecuárias, Cursos
        Coordenados, Participações em Congressos , Palestras Ministradas,
Monitorias.
 
5 .1 – Monitoria: Projeto “Volta ao Campo” ,convênio SEBRAE  – Agronomia Pinhal, de
        Setembro de 1992 a Setembro de 1993.
5 .2 –Monitoria : Projeto “Volta ao Campo”, convênio SEBRAE –Agronomia Pinhal,
dando assistência técnica para propriedades rurais na região de Espírito
Santo do Pinhal, de Outubro de 1993 a junho de 1995, no total de 1680 horas.
5 .2 – Estágio: Usina Nossa Senhora Aparecida – Itapira -SP ,  Virgolino de Oliveira
 S.A. no período de 5 a 23 de julho de 1993. Açúcar e Álcool.
5.3 – Estágio : Empresa IAP – Fertilizantes, conduzindo experimentos de deficiências
    nutricionais em culturas anuais, no período de Outubro de 1994 a Abril de 1995.
5.4 – Estágio : Culturas anuais e Mecanização – Projeto de Desenvolvimento Rural
   Integrado  - USP/ESALQ – Fund .KELLOG , de junho a Setembro de 1994- 60 horas 
   Local: ETAESG Dr .Carolino da Mota e Silva, Espírito Santo do Pinhal –SP.
5.5 -Estágio: Empresa   Sementes Agroceres S.A. , de 4 a 22 de julho de 1994,
 Local: Santa Cruz das Palmeiras –SP.  
5 .6- Estágio: Dedini  S/A Agrondustria – na área de cereais, no período de 4 de julho a 
 
5 .9 –Coordenação de curso: Pequenas Áreas –Grandes Soluções , como coordenador de
curso, Semana Agronômica de Espírito Santo do Pinhal, de 23 a 27 de Agosto de 1993.
5.13-Palestrista: Palestrante na XVII Semana do Técnico em Agropecuária, ministrada
 na Escola Técnica Agrícola Estadual de 2 Grau “Dr . Carolino da Motta e Silva”,no
 curso de Pequenas Criações , Grandes Perspectivas, em 18 de Setembro de 1993.
5 .15- Estágio: Dedini  S/A Agrondustria – na área de cereais, no período de 4 de julho a 
    
Antônio Agostinho Ferreira
1999/2001 - Curso de Pós Graduação na UNICAMP em Desenvolvimento Rural Sustentável. 
1980/1983 –   Fundação Pinhalense de Ensino
Faculdade de Agronomia e Zootecnia “Manoel Carlos Gonçalves” –Esp. Sto do Pinhal – SP
 1979- Liceu Eduardo Prado
Técnico em Química Industrial - São Paulo -SP
1976/1978 –   Colégio de Química Industrial “Raimundo Muniz de Aragão”
Técnico em Química Industrial - Espírito Santo do Pinhal – SP
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
 
2001 a 2006- Engenheiro Agrônomo autônomo.(Cooperado da UNIAGRO).
2000/01 — Agente de Desenvolvimento no SAI (Sistema Agroindustrial Integrado)
De São João da Boa Vista- SP.(Cooperado da UNIAGRO).
1992 a 1999 — Responsável Técnico pela Projetos JC Elaboração e Implantação Ltda,
que implantou em mais de 60 municípios do estado de São Paulo o Sistema “Volta ao Campo”.
1984 a 1992 — Professor auxiliar de alunos da Faculdade de Agronomia e Zootecnia
“Manoel Carlos Gonçalves”, de Espírito Santo do Pinhal, nas matérias de: Planimetria, Altimetria e Manejo e Conservação de Solos.
1983 a 1986 — Participante de grupo de trabalho que elaborava pesquisas na área rural com a finalidade de embasar a metodologia, de cuja elaboração sempre participou, do Sistema “Volta ao Campo”.
 
ATIVIDADES RECENTES
2011/12- Prestação de serviços de consultoria agronômica à Syngenta Proteção de Cultivos Ltda na área de Biometria com acompanhamento do estado fisiológico da cultura de cana de açúcar em todas as suas fases nas áreas de plantio da fábrica de “plene” de Itápolis-SP.
2009/10 – Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São José do Rio Pardo / SP
Principais trabalhos desenvolvidos:
-Constituição e operacionalização da COOPARDENSE, Cooperativa de agricultores familiares.
-Convênio com a CONAB do Programa de Aquisição de alimentos-PAA/Doação Simultânea.
-Execução do convênio com agricultores familiares destinado a aquisição de produtos para a merenda escolar.
-Projeto CEAGERP- Central de comercialização de produtos agropecuários de São José do Rio Pardo.
-Regularização junto ao IBAMA do zoológico do município.
-Recebimento de alimentos doados pela CONAB à entidades assistenciais do município.
2008 – Coordenador Técnico do Projeto Pinhão-manso GAR/IVC, tendo sob sua responsabilidade a supervisão de assistência técnica promovida por 8 Cooperativas parceiras abrangendo todos os municípios do Triângulo Mineiro.
2007 – Membro efetivo do Instituto “Volta ao Campo” de Desenvolvimento Rural- IVC com sede em Uberlândia –MG desde 2001
2006/07 – Líder do Caramuru Programa Biodiesel Integração Social, com a função específica de organizar a originação de matéria-prima da agricultura familiar dentre 71 municípios do estado de Goiás, destinada à produção de biodiesel da Usina da Caramuru Alimentos S.A.
Coordenação de um grupo de 16 agrônomos destinado ao atingimento, nos percentuais requeridos pelo MDA, da meta preconizada pela empresa a fim de que seja obtido o SCS .
2006 – Participação, enquanto membro do IVC, na formatação da Política Nacional de Produção e Uso do Biodiesel- PNPB desde 2003 , quando foi constituído o grupo interministerial destinado a orientar a referida política.
O Engenheiro Agrônomo ANTONIO AGOSTINHO FERREIRA, graduou-se em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia e Zootécnica “Manoel Carlos Gonçalves” localizada na cidade de Espírito Santo do Pinhal – SP em 1983. Mestrando na UNICAMP em Campinas – SP o curso de Desenvolvimento Rural Sustentado.

 

Fernanda Massuda
 
Larissa Nalu
 
Laís Barbosa Prazeres Mendonça
 
 


História



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