Jornal CORREIO - Uberlândia 9 de outubro de 2003
Instalado Grupo de Trabalho Interministerial sobre Biodiesel
É por essa razão que o Instituto “Volta ao Campo” (IVC) – por intermédio de seus membros – está em contínua movimentação há mais de dois anos para que – ao contrário do Proálcool, criado inicialmente para leva crescimento, renda e emprego ás pequenas e médias cidades, alavancando suas economias e, por conseguinte a do País – não venha a ter o mesmo destino, ou seja, ser dominado por grandes empresas e incluído na rota do petróleo. Assim, o IVC tem mobilizado constantemente pessoas e instituições no sentido de incluir o biodiesel na matriz energética nacional, de forma a garantir a criação de renda, emprego e trabalho nas pequenas e médias cidades brasileiras, com todos os outros benefícios, dos socioeconômicos que daí advirão.
Essa proposta, realmente ousada, está ganhando adeptos: pequenos produtores rurais – só em Uberlândia mais de 400 -, passando por assentados, pré-assentados e acampados- mais de 600 em Uberlândia – até deputados federais e mesmo representantes do alto escalão dos ministérios envolvidos.
Como este espaço é bastante exíguo, e o assunto, por demais complexo, anotaremos apenas alguns dos objetos reais que poderão ser alcançados com nossa proposta e baixo investimento governamental: 2,2 milhões de empregos diretos e 6,6 de empregos indiretos; grande diminuição da evasão de divisas na balança externas de pagamentos e aumento expressivo do PIB – tudo para atender a apenas 10% da demanda de diesel brasileira.
Infelizmente o prazo para que o GT – biodiesel apresente relatório à presidência da República expira na segunda semana de outubro. Por isso o IVC está mobilizando a opinião pública interessada em utilizar o biodiesel como instrumento de inclusão social. Nesse sentido, temos utilizado o nosso e-mail abaixo para troca de informações.
José C. Martelli
Mestre
Jornal CORREIO – UBERLÂNDIA – 09 de outubro de 2003
Instalado Grupo de Trabalho Interministerial sobre Biodiesel
Sobre o assunto ora enfocado, o Presidente da República – por meio de decreto presidencial de 2 de julho de 2003 – criou o Grupo de Trabalho Ministerial (GT – Biodiesel) para definir as diretrizes do Programa Biodiesel & Inclusão Social – antes chamado Probiodiesel. Entretanto, o programa corre o risco de transformar-se em fiasco caso a sociedade não se mobilize, e rapidamente, para inferir e demonstrar aos envolvidos dos 12 ministérios – capitaneados pela Casa Civil – para modificar a matriz energética nacional, devendo direcionar o programa no sentido de criar, manter e alavancar a geração de renda e trabalho nas pequenas e médias cidades do País, partindo do campo.